Blog
Fique por dentro dos temas e novidades mais importantes na Odontopediatria.

- 05 junho 2024
Por que as crianças não devem usar colar de âmbar?
Oi meus amores!
Hoje Tia Grazi precisa falar sobre o USO DO COLAR DE ÂMBAR PELOS PIMPOLHOS!
Eu, como Odontopediatra, PRECISO compartilhar algumas informações IMPORTANTÍSSIMAS sobre esse “acessório”, que muitos acreditam fazer milagres nas crianças.
Mas já adianto pra vocês o seguinte: EU NÃO INDICO PARA NENHUM DOS MEUS PACIENTES, por alguns motivos:
🚫 Risco de sufocamento: Os colares de âmbar são geralmente usados no pescoço dos pimpolhos. E isso representa um grande risco de estrangulamento ou sufocamento, especialmente durante o sono.
🚫 Risco de ingestão: Pimpolhos pequenos têm uma curiosidade natural e adoram levar objetos à boca. O colar de âmbar pode se soltar e suas peças podem ser engolidas pelo pimpolho, causando a obstrução das vias respiratórias e até mesmo problemas gastrointestinais sérios.
🚫 NÃO EXISTEM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS de que o colar de âmbar realmente combate o sintomas causados pela erupção dos primeiros dentinhos.
Não se iludam com as falsas promessas da indústria e priorizem a saúde e a segurança do seu pimpolho.
Ao invés de usar colares de âmbar, prefira os métodos tradicionais e que, de fato, são recomendados para aliviar os sintomas do nascimento dos primeiros dentinhos, como, por exemplo, mordedores em gel refrigerados, frutinhas congeladas, picolés de frutas ou até mesmo do leite materno.
Mas antes de adotar qualquer medida ou em caso de dúvida, o ideal é que você consulte um odontopediatra da sua confiança!
Estão gostando do conteúdo do blog? Espero que sim!
Até o próximo post!
Um beijo da Tia Grazi 😘